Se a gente for “levar ao pé da letra” a jardinagem, enquanto atividade profissional, tem como objetivo adornar um determinado local, embelezando e tornando-o mais agradável e acolhedor. Mas será só isso?
Nós acreditamos que a jardinagem vai muito além! Primeiro porque cultivar uma horta ou um pomar também fazem parte dessa atividade. Segundo, e ainda mais importante, a jardinagem pode ser encarada como uma atividade social e inclusive como atividade física ou terapêutica – tudo isso contribui (e muito) para a nossa saúde mental.
Com o isolamento social, muitas pessoas começaram a criar hobbies, e a jardinagem passou a conquistar novos praticantes, por ser uma excelente opção para quem busca reduzir a ansiedade e o estresse, por exemplo.
Mesmo sendo considerada pelos japoneses como uma arte milenar, houve um grande aumento de atividades relacionadas a jardinagem durante a pandemia. Estima-se que mais de 16 milhões de americanos iniciaram a prática e passaram até duas horas por dia jardinando durante o período (Garden Media Report) e a demanda permanece em crescimento, em muitos lugares do mundo.
“A jardinagem, assim como outras atividades que exigem concentração, como a pintura, auxiliam a mente a concentrar-se no momento atual. Os pensamentos saem do excesso de passado e/ou de futuro. São monótonas, cuidadosas, assim, muitas vezes ansiolíticas”, diz o médico Daniell Lafayette.
Além da própria jardinagem, as tendências de vida ao ar livre também aceleraram dramaticamente à medida que as pessoas optaram por trazer o “campo” para dentro e para fora de casa. Seja com reformas de pátios e decks, cozinhas integradas ao ar livre, em terraços, no parapeito de uma janela, ou até na varanda de seus apartamentos em grandes centros urbanos – instalando jardins verticais nas paredes ou cultivando em vasos, por exemplo. Sem sombra de dúvidas, o colorido proporcionado pelas plantas, trazem alegria, leveza e vida a qualquer ambiente.
As comunidades francesas também possuem um grande interesse por flores e jardinagem e enxergam seus jardins como um espaço especial de lazer. Cuidar de um jardim é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente da idade, gênero ou experiência anterior. E se você nunca cavou, plantou ou cuidou de um pomar, saiba que vai transpirar! Além da atividade física proporcionada, pode ter certeza de que também será muito gostoso, além de saudável, inserir na sua alimentação os produtos naturais cultivados na sua própria horta, por exemplo.
Em alguns locais existem jardins, hortas e pomares comunitários, mas mesmo que você plante e cultive sozinho em sua casa ou apartamento, saiba que existe uma rede enorme de pessoas com o mesmo hobby, dispostas a ajudar, a doar mudas, a compartilhar dicas e experiências. É uma ótima maneira de conhecer novas pessoas em sua comunidade.
Jardinar também é uma forma de autoexpressão, de fazer o seu caminho e sua identidade, ser mais autossuficiente, dedicar um tempo só pra você.
E no fim do dia, é isso que importa!
Sinta-se bem consigo mesmo e venha jardinar com a gente!